sábado, 31 de maio de 2014

OS RESULTADOS SÃO DIRETAMENTE PROPORCIONAIS AOS NOSSOS ESFORÇOS

Não resta a menor dúvida de que os maiores desafios nos levam a resultados melhores, pois eles são diretamente proporcionais aos esforços que empregamos. E as alegrias também.

Nesse ensaio (que postarei nos próximos dias e abordando vários temas) enfrentei diversos desafios e eu tive que vencê-los usando os meios de que dispunha, muita criatividade e toda a bagagem de conhecimento que consegui guardar na cachola sem contar, é claro, com um planejamento detalhado de tudo que precisaria para o momento do clique.

O dia estava nublado e eu iria fotografar em ambiente interno (que medo), sem flash e sem qualquer tipo de iluminação artificial. Mas, a luz natural foi a atração principal e fez toda a diferença... Cada dia estou mais apaixonada por ela e mais avessa ao TTL e qualquer tipo de iluminação artificial.

Não contei com nenhum assistente e tive que bancar o contra-regra, produtora, camareira, fazer a direção de arte, manter a ordem para as crianças não derrubarem os cenários, compor, enquadrar, clicar (sem perder o ritmo e mantendo a animação e o interesse das meninas). Sendo assim, afirmo logo que qualquer falha merecerá perdão.

Como o ambiente estava  escuro, usei o diafragma em f/1.8, velocidade variando entre 1/160 e 1/200, I.S.O 400, medição central média, sempre observando o fotômetro que me informava seguramente que os ajustes estavam harmônicos entre si.

Essencial para mim era capturar os detalhes dos bordados e das nervuras das vestimentas bem como os relevos dos amassados dos tules e da seda das camisolas. Queria a  bidimensionalidade  que só uma luz perfeita pode proporcionar às imagens bem como uma atmosfera etérea e pictórica.

Em hipótese alguma eu poderia perder os contornos do rostos e braços das modelos, ao refletir a luz vinda do exterior. Confiei que o ACR (Adobe Camara Raw) me garantiria a correção, caso qualquer estouro ocorresse e por isso optei por subexpor um ponto no fotômetro.  Igualmente não me descuidei de manter as modelos no mesmo plano  para não perder a profundidade de campo em nenhuma delas.

Como  não haveria o bokeh produzido pela lente (50 mm, equivalente a uma 75 mm), tive que providenciar um bokeh na pós-produção, usando filtro  tilt shift com desfoque de 15 px (bendito PS).

Nesse post anexo apenas fotos das meninas se preparando para o ensaio com as roupas de bailarina.

Usamos dois cenários: um em tons de lilás (princesas) e outro em tons de rosa (bailarinas).

Agradeço à Nanda e à Adriana Oliveira que capricharam no coque e na maquiagem das lindezas.
Elas são fera em tudo que fazem.







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